segunda-feira, 29 de novembro de 2010

DEMOROU MAS ENFIM UMA ATITUDE...GRAÇAS ÀS FORÇAS ARMADAS




O ministro da Defesa, Nelson Jobim, determinou na noite desta quinta-feira que as Forças Armadas apoiem o governo fluminense nas operações contra os ataques de criminosos no Rio de Janeiro.
De acordo com nota divulgada pelo Ministério da Defesa, o apoio foi solicitado pelo governador Sérgio Cabral e autorizado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
Serão mandados para a capital fluminense 800 militares do Exército, "para garantir a proteção dos perímetros das áreas ocupadas pelas polícias". A nota também informa que a polícia fluminense terá ainda o apoio de dois helicópteros da Força Aérea e dez blindados de transporte, além de equipamentos de comunicação e óculos para visão noturna.
Mais cedo, o secretário de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame, afirmou que a Polícia Federal colocou 300 agentes à disposição a partir desta sexta-feira para o emprego em operações durante a crise instalada, após o início dos ataques de criminosos, no domingo. Este grupo se soma a outros 300 homens colocados em prontidão pelo 1º Batalhão de Infantaria de Fuzileiros Navais da Marinha.
Os veículos blindados da Marinha desempenharam importante papel na ação que levou à fuga em massa de criminosos da Vila Cruzeiro para o Morro do Alemão, hoje, durante megaoperação das polícias do Rio.
Os 300 homens agora em prontidão, compostos por cinco pelotões e pessoal de apoio, estavam até a manhã desta quinta-feira em Itaoca (ES), onde participavam por dez dias de treinamento para atuar na Minustah (Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti). O grupo embarca para o país caribenho em 15 de janeiro. Como o iG revelou, o treinamento de 500 homens foi interrompido, e a tropa foi removida hoje cedo de volta ao Rio – onde fica estacionada – por causa dos ataques na cidade.
A pedido do governador Sérgio Cabral, a Marinha cedeu 15 veículos blindados à Polícia Militar do Rio: cinco CLAnf (Carros Lagarta Anfíbios), seis M-113, sobre lagartas, e seis modernos Piranha (sobre rodas, com tração 8x8).
De acordo com um militar ouvido pelo iG, o Piranha pode transportar 13 pessoas além de três da tripulação e é ideal para combates em localidades urbanas, situação das operações na Vila Cruzeiro. O CLAnf transporta 20, além da tripulação de três – motorista, do chefe de carro e do segurança –, e o M-113 tem capacidade para levar 10.
Na ação desta quinta-feira, três fuzileiros operaram, como tripulação, em cada blindado utilizado no transporte de PMs. Além disso, dois pelotões (80 homens) deram apoio aos policiais e aos blindados.

Cerca de 180 homens do Batalhão de Operações Especiais (Bope) fazem vistorias na manhã desta segunda-feira (29) em todo o Complexo do Alemão. O objetivo é encontrar armas e drogas escondidas, e criminosos refugiados. As principais vias de acesso ao Alemão continuam vigiadas, mas a estrada do Itararé, a principal da região, está liberada ao trânsito.
Há muito lixo espalhado pelas ruas e vielas, já que desde a última sexta-feira a companhia de limpeza urbana não passa pela favela.
Ainda assim, o pedreiro Antenor Cardoso Costa, de 46 anos, afirmou que a vida no Alemão voltou ao normal. “O negócio é eles [os policiais] não saírem mais daqui, porque senão volta tudo de novo e a gente quer mais tranquilidade pra viver”, desabafou.
Ainda devido à operação policial, as escolas municipais do Complexo do Alemão e da Vila Cruzeiro, no Rio de Janeiro, não terão aula nesta segunda-feira, segundo a secretária municipal de Educação, Claudia Costin. Em seu perfil no Twitter, Costin disse que as aulas serão retomadas em data a ser definida com o prefeito da cidade, Eduardo Paes.
Funcionários devem ir até as escolas da Vila Cruzeiro hoje para verificar "questões de merenda, se há eletricidade e eventuais problemas", segundo a secretária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário