terça-feira, 14 de junho de 2011

MP apresenta diagnóstico ambiental das nascentes do Córrego Samambaia

Foi apresentado aos articuladores sociais do Projeto Ser Natureza e convidados, na noite desta quinta-feira (9/6), o diagnóstico da situação ambiental das nascentes do Córrego Samanbaia. O estudo, realizado pela engenheira Adriane Chagas e as articuladoras Rosa Maria e Tamirys Priscilla, abrangeu as zonas rural e urbana, das nascentes próximas à GO-080 até sua foz no Rio Meia Ponte.
Foram constatados problemas ambientais graves, como aterramento e represamento de nascentes, construções em áreas de preservação permanente, lançamento de resíduos in natura, instalação de loteamentos irregulares, entre outros.
A reunião contou também com a participação do gerente de proteção de manancias da Saneago, Henrique Luiz de Araújo Castro, e da promotora de Justiça Alice de Almeida Freire, que tem procedimento instaurado sobre o assunto na 7ª Promotoria de Justiça de Goiânia, além de integrantes da Verdivale, entidade que procurou o Ministério Público, no final do ano passado, para adesão ao Projeto Ser Natureza.
Diante dos diversos fatores que envolvem a degradação da microbacia do Córrego Samambaia, ficou definida a adoção de medidas judiciais para obstar a expansão urbanística na região. Perícias ambientais complementares ao procedimento instaurado na 7ª Promotoria de Justiça também serão requisitadas.
Na esfera extrajudicial, o Projeto Ser Natureza vai firmar parcerias para a elaboração do projeto de recuperação da microbacia, do projeto urbano e de educação ambiental. Entre os parceiros estão a Saneago, a UFG com participação de professores e alunos do Iesa, Escola de Agronomia, Ecologia e da Arquitetura, IFG, Emater, entre outras instituições.
A mobilização da sociedade para acompanhar as discussões sobre uma possível expansão da macrozona naquela região também será feita, inclusive com a realização de rodas de conversa com órgãos, poderes e entidades envolvidas com o tema. 
FONTE: MP-GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário